blog

MENT2019

posted by Revista Sardinha




WBTM2019

posted by Revista Sardinha




SILA2019

posted by Revista Sardinha




Anima-te Ljubljana

posted Dec 8, 2018, 2:00 PM by Revista Sardinha   [ updated Dec 9, 2018, 11:44 AM ]


Acaba hoje o festival internacional de animação de Ljbuljana - Animateka - que nos traz todos os anos boas surpresas ao grande ecrã. É uma boa oportunidade para ir ao Cinema, mas desta vez para ver desenhos-animados (tecnicamente, filmes de animação) na grande tela. E isto para miúdos e graúdos, uma vez que as projeções vão desde longas metragens como o polémico Breadwinner, sobre as limitações da vida quotidiana no Iraque de hoje, até ao cinema experimental. E já são uma tradição  
as noites de animação da Animateka, e em particular o karaoke pós cinema que tem sido um sucesso nos últimos anos. Como é habitual, há sempre espaço para a criançada, até nos eventos dos mais velhos. Organizam-se vários atliers e projeções para as crianças se integrarem nesta festa. Há um pouco de tudo e para todas as idades. Há também várias exposições pelas galerias e museus da cidade para dar a conhecer ao público as criações de cenários e personagens que vemos nos filmes.

Há fado em Ljubljana

posted Nov 28, 2018, 12:15 PM by Revista Sardinha   [ updated Nov 28, 2018, 1:01 PM ]


Foi com grande entusiasmo que na passada quinta-feira, dia 22 de Novembro, se ouviu fado em Português na capital eslovena na sata de espetáculos Poket Teater Studio. Foi trazido pela voz de Polona Udovič que, acompanhada do quarteto Mascara fez brilhar os olhos dos presentes. Este quarteto é nacional esloveno e lista os eslovenos como estrangeiros amantes e cantantes do fado. Poucas semanas antes a fadista chinesa Cao Bei regressava aos palcos portugueses para integrar o ciclo de espetáculos “Fado sem Fronteiras”.
Para além de Polona, que estudou na academia de música de Ljubljana, conta também com os músicos Timi Krajnc, Mitja Režman, Vojko Vešligaj. Já tinha apresentado o seu album Barco Negro nas terças feiras de Jazz no klub Cankarijev Dom, e veio brindar a audiência com um concerto bem mais íntimo como o Poket Teater já nos tem vindo a habituar. Polona será entrevistada para a 18ª edição da revista Sardinha, para nos contar entre outras coisas se também na Eslovénia se pode sentir o fado. Até lá fica o disco. 

LIFFE 2018 traz-nos cinema em Português

posted Nov 18, 2018, 12:33 PM by Revista Sardinha   [ updated Nov 28, 2018, 1:14 PM ]


Mais um Novembro de filmes muito bons oriundos de todo o mundo para a grande tela eslovena, um pouco por toda a cidade. Na sua 29ª edição o festival internacional de cinema LIFFE abre a janela para o mundo para nos fazer vibrar com realizadores sobejamente conhecidos, como o dinamarquês Lars Von Trier, ou o italiano Matteo Garrone autor de Gomorra que nos traz o misterioso e cómico Dogman. Como tem vindo a ser habitual, contou também com filmes menos comuns às telas de cinema da capital Eslovena.
O Cinema Português esteve representado pelo novo filme de Jorge Jácome, Flores,  que nos relata um cenário hipotético de crise natural nos Açores provocada por uma incontrolável praga de hortênsias, em que a população açoriana se vê forçada a abandonar as ilhas. Em Português esteve ainda o filme Benzinho, do realizador Brasileiro Gustavo Pizzi, que esteve presente durante a projeção para conversar com o público sobre as suas vivências no sul do Brasil, que aliás inspiraram esta longa metragem. 

2ª edição do Simpósio do Multilinguismo em Ljubljana

posted Nov 18, 2018, 12:25 PM by Revista Sardinha   [ updated Nov 28, 2018, 1:29 PM ]


O Simpósio do Multilinguismo esteve de volta ao SAZU, em Ljubljana, com os mais variados temas que mostram a importância de saber mais sobre isto de ter várias línguas maternas. Esta segunda edição, trouxe a palco estudiosos desta matéria que vieram expôr as várias perspectivas sublinhando as vantagens desta condição. Renato Mosca, o exmo Embaixador do Brasil, que abriu o Simpósio, não deixou de apontar a importância do conhecimento multilinguístico num mundo em constante mudança.
Este evento de grande qualidade foi mais uma vez organizado pela Associação de Amizade Eslovénia-Portugal de Gabriela Droga Mazovec, em colaboração com o P.E.N. esloveno e com o apoio do Instituto Camões através da Embaixada de Portugal em Viena. Voltou a brindar-nos com a presença de Andrea Manescal Heath que nos falou da árvore da língua de W. Wendlant no contexto do multilinguismo, e veio acompanhada de Andrea Wunsch, responsável pelo IFM de Viena, que será uma das entrevistadas da 18ª edição da Sardinha.

Chega ao fim a festa eslovena da Lusofonia de Outubro

posted Oct 27, 2018, 12:57 PM by Revista Sardinha   [ updated Nov 4, 2018, 3:12 PM ]


A terceira edição do Festival da Lusofonia em Ljubljana estendeu-se pelo mês de Outubro com as mais diversas atividades em língua Portuguesa. Este ano foi dedicado a Cabo-Verde, cuja cultura Lusófona é pouco conhecida na Eslovénia. Foi independente do Festival 6 Continentes (devido à sua mudança de data para Junho). Teve início com a exposição de pintura de Eduardo Bentub, ainda a 27 de Setembro, na galeria da Kavarna Soteska, no coração da cidade, e contou com uma visita guiada em Português, Esloveno e Inglês a 11 de Outubro. E foi também nessa data que a Associação de Amizade entre a Eslovénia e Portugal, presidida por Gabriela Droga Mazovec, organizou um simpósio de literatura e viagem sobre o arquipélago africano que nos é tão próximo.  

Em sintonia com esta temática, a 18ª edição da Revista Sardinha apresenta uma capa de autor do fotógrafo Luís Quaresma, e alguns artigos que apresentam Cabo-Verde simultaneamente em Português e Esloveno. Houve ainda um evento literário dedicado a Mia Couto na Vodnikova Hiša Kultura, de que já falamos nesta rubrica. Para terminar, o português Filipe de Almeida organizou um pequeno almoço de Portugal e Namíbia no espaço infantil Mala Ulica, onde confeccionou pastéis de nata com a criançada. Esta Festa da Lusofonia é já um evento tradicional em Ljubljana, juntando luso-falantes das mais variadas origens na capital eslovena. É um factor de enriquecimento cultural que todos apreciam, de cariz integrador e do qual a Sardinha tem o prazer de fazer parte. Até para o ano #Luzofonija.   

Uma noite para Mia Couto em Ljubljana

posted Oct 27, 2018, 12:56 PM by Revista Sardinha   [ updated Nov 4, 2018, 3:27 PM ]


Em mais uma noite Lusófona em Ljubljana, a Associação de Amizade Eslovénia-Portugal, em colaboração com o PEN club esloveno e a Embaixada de Brasil em Ljubljana organizaram uma noite dedicada ao escritor moçambicano Mia Couto. Tem já um livro traduzido para Esloveno e contou com a presença da tradutora Barbara Juršič para falar e lêr a obra do autor, e para apresentar o seu livro O último voo do Flamingo. 
Em 2013 Mia Couto recebe o prémio Camões, que prestigia os melhores escritórios lusófonos. É muitas vezes comparado com o estimado autor brasileiro Jorge Amado, conjugando dois mundos: o herdado pela sua família e o vivido no continente Africano. Foi uma noite mágica apresentada por Aleksandra Gačić, que nos transportou para outras paragens bem mais quentes, através da riqueza dos jogos de palavras que ouvimos.

Portugueses fazem a festa do Portugalka em Metlika

posted Oct 27, 2018, 12:55 PM by Revista Sardinha   [ updated Nov 4, 2018, 2:49 PM ]


Já Outubro ia a meio quando chega o já tradicional festival do vinho Mlada Portugalka, organizado anualmente pela cooperativa vinícula de Metlika. E para mostrar a todos que a Eslovénia também tem tradição de vinho, Metlika elege a miss regional que irá podar a vinha (em sentido figurativo) e abrir esta grande festa. Os homens da terra de chapéu com tira rosa - cor da marca Mlada Portugalka - carregam os barris para deleite dos muitos participantes de copo na mão. A origem do nome aponta para um tipo de vinha que veio de Portugal há já muito tempo cuja origem se perdeu. É um vinho tinto que se bebe novo (um pouco como a nossa água-pé) e que existe na região comum com a Sérvia e a Hungria e provavelmente a Croácia.   


E sendo já o segundo ano que alguns dos seus produtores patrocinam as celebrações do 10 de Junho em Ljubljana, um grupo de Portugueses e Eslovenos, encabeçado por Matjaž Ravbar e André Viveiros, decidiu responder da melhor maneira organizando uma barraquinha de comes e bebes muito Portuguesa mesmo no coração da festa. Serviram bifanas, pão com chouriço e bolo de caco, iguarias nacionais que foram confeccionadas no local e muito apreciadas pelos participantes da festa. Tiveram até cobertura nacional pela Vas TV que disponibiliza o vídeo (de onde aliás foram retiradas as fotos) neste link. Para o ano há mais.

1-10 of 29