blog

Contribuições/Contributions #Sardinha 19

posted Mar 9, 2019, 7:54 AM by Revista Sardinha

[ENGLISH BELOW]

Caros amigos,

Este mês terminam as contribuições para a 19ª edição da Revista Sardinha. Gostaríamos muito de receber a sua contribuição a ser publicada na revista, acerca de um assunto que esteja relacionado com o intercâmbio cultural entre Portugal e Eslovénia, crianças bilingue, eventos culturais e desportivos, ou artigos de opinião.

As contribuições estão abertas até 31.3.2019 e deverão incluir o texto em Português e Esloveno (obrigatório pois estamos com falta de tradutores, tudo isto é trabalho voluntário), e uma ou duas fotos numa resposta a este email. Sugerimos as contribuições feitas com os vossos cônjugues ou amigos eslovenos. Nesta edição teremos:

uma entrevista à candidata ao Festival da Canção (Surma), uma entrevista à nova fadista eslovena, um artigo do leitor de Viena em homenagem à Amália, a cobertura de muitos dos eventos da comunidade, entre muitos outros temas

Obrigado pelas vossas contribuições. Se não quer receber mais emails e notificações da #Sardinha por favor responda a este email "não quero mais notificações", e se ainda não respondeu ao nosso questionário faça-o por favor (é mesmo importante para nos ajudar a fazer um melhor trabalho e mais próximo do que lhe interessa ler) através de: https://goo.gl/forms/z9Ii5rRGvsHe9gNZ2

Cumprimentos e até breve, João Costa

contributions


Dear friends,

The contributions to the 19th edition of Sardinha Magazine will end this month. We would like to receive your contribution to be published in the magazine on a subject that is related to, eg, the cultural exchange between Portugal and Slovenia, bilingual children, cultural and sporting events, or opinion articles.

Contributions are open until 31.3.2019 and should include the text in Portuguese and Slovenian (obligatory because we are lacking translators, all this is voluntary work), and one or two photos, in a reply to this email. We suggest the contributions made with your Portuguese best halves or with friends. In this edition we will have:

an interview with the Portuguese Eurovision candidate (Surma), an interview with the new Slovenian fado singer, an article by the Vienna reader in honor of Amália, coverage of many of the community events, among many other topics

Thank you for your contributions. If you do not want to receive more emails and notifications from #Sardinha please reply to this email saying "I do not want notifications", and if you have not answered our questionnaire please do so (it is really important to help us do a better work): https://goo.gl/forms/E36lNSP98bMkXLyd2

Best wishes and see you soon, João Costa

A Sardinha deseja a todas um Feliz Dia Internacional da Mulher

posted Mar 8, 2019, 1:59 AM by Revista Sardinha   [ updated Mar 10, 2019, 3:39 PM ]

mulher fadista
Ilustração de Zana Morais: http://www.zanamoraes.com/Sardinhas-Festas-de-Lisboa-12

MENT 2019 traz SURMA aos palcos Eslovenos

posted Feb 17, 2019, 12:52 PM by Revista Sardinha   [ updated Feb 19, 2019, 12:50 PM ]


Este ano o festival MENT chegou à sua quinta edição trazendo consigo um programa bastante diverso e dando a conhecer muita desta música do futuro, num formato muito convidativo de curtos concertos um pouco por toda a cidade. Abriu a primeira noite com Kukla, uma das mais proeminentes artistas eslovenas, que conheci neste mesmo festival em 2017 e que neste ano voltou a mostrar o grande potencial da música que se faz por cá.
A artista portuguesa SURMA, candidata à edição deste ano do Festival da Canção, apresentou as suas mais recentes criações, entre uma nova pop muito fresca, com sintetizador e guitarra, numa combinação de efeitos sonoros e loops, e num formato one-man-band que muito agradou a um público que não queria que aquela noite acabasse. Teve sala cheia e rapidamente ganhou os corações eslovenos. Será muito benvinda numa próxima visita.

We Bless This Mess tocam no Kino Šiška

posted Feb 17, 2019, 12:51 PM by Revista Sardinha   [ updated Feb 19, 2019, 12:50 PM ]


Foram muito benvindos os portugueses We Bless This Mess, que passaram pela capital eslovena também em Janeiro, para apresentar o seu novo álbum numa das melhores salas de espetáculos da capital eslovena - Kino Šiška - que em tempos foi um cinema. Estiveram de volta a Ljubljana, depois da sua visita ao festival MENT2018, para um entusiasmante concerto que teve momentos íntimos e foi quase um encontro de velhos amigos.
O tão esperado tema Ocean, que segundo o autor fala acerca de respirar, traz um pouco da boa onda que tanto nos faz falta por cá, especialmente a meio do Inverno. A 17ª edição da Revista Sardinha vai escrever um pouco mais sobre estes eventos e trazer a entrevista com We Bless This Mess. Chega em breve.

SILA2019

posted Feb 17, 2019, 12:50 PM by Revista Sardinha   [ updated Feb 19, 2019, 12:44 PM ]


A representação Portuguesa no SILA Bazar de 2018, foi mais uma vez de grande qualidade, trazendo aos eslovenos um pouco do melhor que se faz em Portugal. A brasileira Marta Berglez, líder do projeto Sementeira para a promoção da Língua Portuguesa junto aos mais novos, foi este ano a presidente da associação S.I.L.A. (International Women's Club Ljubljana). 
Esta associação organiza todos os anos um fórum de troca de experiências culturais com grande impacto na capital Eslovena, e onde Portugal tem sempre estado muito bem representado. A edição deste ano juntou representantes de 40 países, residentes na Eslovénia, e com prazer em partilhar os seus produtos nacionais, muitas vezes oferecidos pelas Embaixadas, e com fundos a reverter para instituições de caridade.

Anima-te Ljubljana

posted Dec 8, 2018, 2:00 PM by Revista Sardinha   [ updated Dec 9, 2018, 11:44 AM ]


Acaba hoje o festival internacional de animação de Ljbuljana - Animateka - que nos traz todos os anos boas surpresas ao grande ecrã. É uma boa oportunidade para ir ao Cinema, mas desta vez para ver desenhos-animados (tecnicamente, filmes de animação) na grande tela. E isto para miúdos e graúdos, uma vez que as projeções vão desde longas metragens como o polémico Breadwinner, sobre as limitações da vida quotidiana no Iraque de hoje, até ao cinema experimental. E já são uma tradição  
as noites de animação da Animateka, e em particular o karaoke pós cinema que tem sido um sucesso nos últimos anos. Como é habitual, há sempre espaço para a criançada, até nos eventos dos mais velhos. Organizam-se vários atliers e projeções para as crianças se integrarem nesta festa. Há um pouco de tudo e para todas as idades. Há também várias exposições pelas galerias e museus da cidade para dar a conhecer ao público as criações de cenários e personagens que vemos nos filmes.

Há fado em Ljubljana

posted Nov 28, 2018, 12:15 PM by Revista Sardinha   [ updated Nov 28, 2018, 1:01 PM ]


Foi com grande entusiasmo que na passada quinta-feira, dia 22 de Novembro, se ouviu fado em Português na capital eslovena na sata de espetáculos Poket Teater Studio. Foi trazido pela voz de Polona Udovič que, acompanhada do quarteto Mascara fez brilhar os olhos dos presentes. Este quarteto é nacional esloveno e lista os eslovenos como estrangeiros amantes e cantantes do fado. Poucas semanas antes a fadista chinesa Cao Bei regressava aos palcos portugueses para integrar o ciclo de espetáculos “Fado sem Fronteiras”.
Para além de Polona, que estudou na academia de música de Ljubljana, conta também com os músicos Timi Krajnc, Mitja Režman, Vojko Vešligaj. Já tinha apresentado o seu album Barco Negro nas terças feiras de Jazz no klub Cankarijev Dom, e veio brindar a audiência com um concerto bem mais íntimo como o Poket Teater já nos tem vindo a habituar. Polona será entrevistada para a 18ª edição da revista Sardinha, para nos contar entre outras coisas se também na Eslovénia se pode sentir o fado. Até lá fica o disco. 

LIFFE 2018 traz-nos cinema em Português

posted Nov 18, 2018, 12:33 PM by Revista Sardinha   [ updated Nov 28, 2018, 1:14 PM ]


Mais um Novembro de filmes muito bons oriundos de todo o mundo para a grande tela eslovena, um pouco por toda a cidade. Na sua 29ª edição o festival internacional de cinema LIFFE abre a janela para o mundo para nos fazer vibrar com realizadores sobejamente conhecidos, como o dinamarquês Lars Von Trier, ou o italiano Matteo Garrone autor de Gomorra que nos traz o misterioso e cómico Dogman. Como tem vindo a ser habitual, contou também com filmes menos comuns às telas de cinema da capital Eslovena.
O Cinema Português esteve representado pelo novo filme de Jorge Jácome, Flores,  que nos relata um cenário hipotético de crise natural nos Açores provocada por uma incontrolável praga de hortênsias, em que a população açoriana se vê forçada a abandonar as ilhas. Em Português esteve ainda o filme Benzinho, do realizador Brasileiro Gustavo Pizzi, que esteve presente durante a projeção para conversar com o público sobre as suas vivências no sul do Brasil, que aliás inspiraram esta longa metragem. 

2ª edição do Simpósio do Multilinguismo em Ljubljana

posted Nov 18, 2018, 12:25 PM by Revista Sardinha   [ updated Nov 28, 2018, 1:29 PM ]


O Simpósio do Multilinguismo esteve de volta ao SAZU, em Ljubljana, com os mais variados temas que mostram a importância de saber mais sobre isto de ter várias línguas maternas. Esta segunda edição, trouxe a palco estudiosos desta matéria que vieram expôr as várias perspectivas sublinhando as vantagens desta condição. Renato Mosca, o exmo Embaixador do Brasil, que abriu o Simpósio, não deixou de apontar a importância do conhecimento multilinguístico num mundo em constante mudança.
Este evento de grande qualidade foi mais uma vez organizado pela Associação de Amizade Eslovénia-Portugal de Gabriela Droga Mazovec, em colaboração com o P.E.N. esloveno e com o apoio do Instituto Camões através da Embaixada de Portugal em Viena. Voltou a brindar-nos com a presença de Andrea Manescal Heath que nos falou da árvore da língua de W. Wendlant no contexto do multilinguismo, e veio acompanhada de Andrea Wunsch, responsável pelo IFM de Viena, que será uma das entrevistadas da 18ª edição da Sardinha.

Chega ao fim a festa eslovena da Lusofonia de Outubro

posted Oct 27, 2018, 12:57 PM by Revista Sardinha   [ updated Nov 4, 2018, 3:12 PM ]


A terceira edição do Festival da Lusofonia em Ljubljana estendeu-se pelo mês de Outubro com as mais diversas atividades em língua Portuguesa. Este ano foi dedicado a Cabo-Verde, cuja cultura Lusófona é pouco conhecida na Eslovénia. Foi independente do Festival 6 Continentes (devido à sua mudança de data para Junho). Teve início com a exposição de pintura de Eduardo Bentub, ainda a 27 de Setembro, na galeria da Kavarna Soteska, no coração da cidade, e contou com uma visita guiada em Português, Esloveno e Inglês a 11 de Outubro. E foi também nessa data que a Associação de Amizade entre a Eslovénia e Portugal, presidida por Gabriela Droga Mazovec, organizou um simpósio de literatura e viagem sobre o arquipélago africano que nos é tão próximo.  

Em sintonia com esta temática, a 18ª edição da Revista Sardinha apresenta uma capa de autor do fotógrafo Luís Quaresma, e alguns artigos que apresentam Cabo-Verde simultaneamente em Português e Esloveno. Houve ainda um evento literário dedicado a Mia Couto na Vodnikova Hiša Kultura, de que já falamos nesta rubrica. Para terminar, o português Filipe de Almeida organizou um pequeno almoço de Portugal e Namíbia no espaço infantil Mala Ulica, onde confeccionou pastéis de nata com a criançada. Esta Festa da Lusofonia é já um evento tradicional em Ljubljana, juntando luso-falantes das mais variadas origens na capital eslovena. É um factor de enriquecimento cultural que todos apreciam, de cariz integrador e do qual a Sardinha tem o prazer de fazer parte. Até para o ano #Luzofonija.   

1-10 of 31